O Espetáculo

Um morador simples do interior do Brasil mantém conversas diárias com sua grande amiga, uma canoa esperta, que faz previsões quanto às mudanças de clima e sabe a época boa para pesca, este fato acaba despertando o interesse de um médico que visita a região, e se sente motivado a tratá-lo por saber de sua peculiar rotina.

A peça foi inspirada no livro “Rosinha Minha Canoa” do escritor José Mauro Vasconcelos, autor de clássicos como “Meu Pé de Laranja Lima”. A montagem teatral tem como objetivo incentivar os alunos a prática da leitura, a proximidade com o teatro de bonecos e também a preservação da natureza.

Valendo-se da mágica do teatro de Bonecos, a CIA desenvolve uma proximidade com as crianças. O texto foi escolhido a partir de uma discussão com o FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) como um estímulo a leitura, destinado a crianças de 3 à 10 anos.

O Ministério da Saúde adverte: RIR SEM PARAR FAZ BEM À SAÚDE.

Cia Bonecos Urbanos


O Grupo tem seu início em 1998, com a união de artistas para a montagem do espetáculo “Bonecos Urbanos”.A partir daí, passou a desenvolver cada vez mais a pesquisa do “Teatro de Animação” e as diversas técnicas tradicionais que ramificam desta arte milenar.
Na busca de uma dramaturgia própria e por identifica-se com a utilização de espaços físicos alternativos, o grupo aprofunda uma investigação sobre técnicas que estabeleçam uma maior proximidade com o espectador, misturando a técnicas tradicionais dos bonecos a outras técnicas e linguagens como o Teatro de Rua, a Comédia Dell’Arte e o Teatro Popular. A intenção é apresentar espetáculos que conquistem o público e sejam acessíveis as pessoas de todas as idades e classes sociais, democratizando a arte e valorizando os espaços públicos.

A CIA apresenta-se regularmente em diversos teatros do país, e participou dos mais significativos eventos culturais, como o Virada Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2008 a 2010), Virada Cultural Paulista (2009) e Circuito Cultural Paulista, ambos da Secretaria de Estado da Cultura de SP, 1º Festival de Teatro Infantil de São Paulo, Porto Alegre em Cena entre outros.
Paralelamente ao seu trabalho de criação artística, realiza um trabalho didático e de formação de público através de oficinas, aulas-espetáculos, debates e performances em espaços públicos, teatros de bairro, CEUs, Casas de Cultura e Universidades.

Além de participar de projetos culturais na cidade de São Paulo, o grupo também investe em trabalhos de vídeo e televisão, sendo indicado ao “VMB - Video Music Brasil” pela realização do Clipe Musical “Entre seus Rins” do Grupo IRA; confeccionou e manipulou bonecos para vinhetas da “Cartoon Network” e comerciais da rede Giraffas e Ford.
Os atores da CIA possuem formação em diversas áreas, como bacharel em Artes Cênicas, Técnicas Especializadas em Mímica e Teatro Físico, Habilidades Circenses com ênfase na arte do Palhaço e claro, Confecção e Manipulação de Bonecos. Alguns integrantes fazem parte do elenco de Atores-Manipuladores da TV Cultura participando de programas como “Cocoricó” e “Vila Sésamo” e também do novo programa do SBT “Carrossel”, com estreia para Maio de 2012.


Espetáculos

1993     Bonecos Urbanos

1998     Brincando com os Deuses do Olimpo

2000     Buzum dos Bonecos

2004     Bonecos, Ritmos e Músicas

2005     E.M.I.D. Encontro de Maestros Internacionalmente  desconhecidos

 
2005     Certa Entidade em Busca de Outra” – Qorpo Santo

2006     Lúdico Samba

2007     A Fábula da Criação

2009     Só Sonho Samba

2011     O Conto do Anjo Caído – Adaptado do conto “A Igreja do Diabo” de Machado de Assis


2011    No Curso do Rio – espetáculo feito a pedido da FDE


Portfolio e Intervenções

1995     Criação de bonecos e adereços para o espetáculo “O Fabuloso Obsceno”, atuação de Osmar Prado.

2001     Criação e apresentação da esquete “Prevenção em Ação” para o lançamento das Carretas do SESC Odonto e eventos nas unidades da Capital e Interior.

2002     Criação e produção do espetáculo “Elfo e as Bactérias” e “Dr Elfo – Tudo Tem Solução” para a empresa OAK Educação Ambiental.

2003     Criação e confecção de bonecos para o espetáculo “Pranto de Maria Parda” da “Cia. de Teatro Os Satyros”.

2006     Confecção e manipulação de marionetes, com reprodução dos personagens de desenhos animados para vinhetas da Cartoon Network.

2007   Criação, confecção e manipulação das marionetes do Clipe “Entre os Seus Rins”, Grupo IRA, indicado para o prêmio de “VMB – Vídeo Music Brasil” na categoria “Direção de Arte”.

2010    Criação e execução de oficina de confecção e manipulação de bonecos para educadores, oficina desenvolvida para o FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

2010   Criação e apresentação da Esquete Prosa ao Pé D’ouvido, desenvolvida para o INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxico

2010   Criação dos Bonecos e dos espetáculos “Game Boy” Infantil e “Des Encontros” Adulto para a cia Teatro de Tábuas

2010   Criação e manipulação do Boneco Marinheiro de 5 metros de altura para CIA Teatro de Tábuas, para compor as apresentações do Auto de Natal da mesma com o espetáculo “Os Mares do Mundo”

2011  Confecção e manipulação dos bonecos da peça “O Mundo Maravilhoso em que Vivemos” patrocinada pela ABIQUIM

2012   Confecção e manipulação de bonecos para apresentação em evento de inauguração da marca “Recicla Kids”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Curso do Rio - Teatro Ressurreição

Fotos SESI 11,10, 2012

Escola do FDE - Zona Leste 2012

Clipping SESI 2012