Apresentação Realizada em Cabo Frio - RJ 2013 - Festival Bonecart
A escola pode e deve fazer um bom trabalho nesse sentido, estimulando, entre outras atividades, o teatro aos seus alunos. Primeiro, porque é uma operação realizada em grupo, o que ajuda muito o estudante a conhecer a si próprio e abre espaço para reconhecer seus sentimentos. Segundo: a criança ou o jovem como parte complementar de um grupo se sensibiliza e apura o senso de responsabilidade. Afinal, em cada um dos participantes, sua presença e sua contribuição são fundamentais.
De acordo com pai da didática moderna, o pensador tcheco Comênio (1592-1670), o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos das crianças, defendia o ensino de “tudo para todos” , pensando que poderia “mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação”. Para ele a escola deve oferecer ao aluno o direito de participar, ser ouvido e compreendido - idéias que se consagraram apenas no século XX. E assim mesmo não em todos os lugares do mundo.
O teatro é um seguimento da literatura que proporciona tudo isso. Sua aplicação em sala de aula incentiva a oralidade, a dramatização, os gestos e a linguagem musical. Além de mostrar a beleza da língua, produz conhecimentos e permite a garotada sonhar. Didaticamente, aprofunda os conceitos da linguagem, trabalha a gramática e amplia o universo temático da turma.
Com a regulamentação, em 1971, do ensino de Educação Artística, que sempre priorizou as artes plásticas, uma janela se abriu para outras atividades, inclusive o teatro. Portanto, é só aplicar. Como resultado, com certeza, teremos no futuro um país com adultos mais felizes, mais éticos, seguros e capazes de conviver com outras pessoas e com o planeta.
Seguindo a linha lúdica do teatro de animação e procurando inserir elementos educativos, fazemos com que o “Teatro de Bonecos” seja utilizado não só como ferramenta e técnica de interpretação dentro do jogo dramático, mas também seja amplamente utilizado como metodologia dentro de uma visão mais moderna da educação para a aprendizagem de várias disciplinas.
Levando em conta a atual compreensão de que os artistas vêem no teatro uma forma de educar plenamente, através deste ou para este; acreditamos que, conhecendo os jogos teatrais e suas técnicas, o aluno abrirá o seu horizonte; para esta que é uma linguagem completa que pode abrigar muitas outras, proporcionando ao aluno um educar pleno, não só para a arte como para a vida.
http://ciabonecosurbanos.blogspot.com.br/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário